Jovens-semente

Encontros reforçam valores e compromissos

Imagine só: de um lado, jovens que buscam construir um mundo melhor, esbanjando felicidade porque estão caminhando rumo aos seus sonhos. Do outro, pessoas com perfis variados de braços abertos para receber e apoiar esses jovens nessa difícil caminhada.

Agora, pense nessa turma reunida num mesmo espaço, trocando ideias e experiências, planejando o futuro e espalhando alegria aos quatro ventos.

Se você conseguiu imaginar essa cena, então poderá ter uma pequena ideia do clima dos encontros que o Instituto Semear promove para reunir bolsistas, mentores e voluntários.

O primeiro encontro, chamado de Matching, é focado na orientação e integração dos novos bolsistas. Eles são apresentados aos seus mentores, trocam ideias com jovens-semente veteranos e participam de palestras curtas e dinâmicas.

Encontro de jovens-semente SJC

Encontro de jovens-semente realizado em São José dos Campos

 

Esse evento serve, principalmente, para orientar o novo jovem-semente sobre os desafios nesta nova etapa da vida e sobre a missão e os valores do Instituto Semear.

Os pais dos novos bolsistas também são convidados para esse primeiro encontro, pois o Instituto Semear reconhece a importância do envolvimento e incentivo da família para esses jovens.

Em São José dos Campos, já foram realizados dois encontros, ambos no Parque Vicentina Aranha. O Matching aconteceu no dia 18 de fevereiro, quando os bolsistas participaram de dinâmicas de integração ao lado de seus mentores, palestras e outras atividades..

O Matching da unidade de São Paulo foi realizado no dia 18 de março no auditório da Somos Educação, empresa parceira do Instituto Semear, e contou com palestra sobre Planejamento Financeiro ministrada pelo Bem Gasto, projeto sem fins lucrativos de educação financeira para jovens e adultos, e com uma apresentação do projeto SemeAndo Educação, criado por um grupo de jovens-semente veteranos.

O 2º Encontro aconteceu no dia 6 de maio, com o tema “Bem-Vindo à Graduação”. O encontro foi o primeiro a ser realizado no Colégio Dante Alighieri, novo parceiro do Semear-SP, que cederá o espaço para todos os próximos encontros deste ano.

O encontro debateu a dificuldade do ingressante na adaptação e definição de prioridades e objetivos no ambiente acadêmico.

Os convidados foram: Patrícia Bellodi, ex-mentora do Semear e Coordenadora do Programa Tutores da Faculdade de Medicina da USP; Fernando Costa Mattos, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC, e Lucas Gandolfi, Jovem-Semente desde 2015 e aluno de terceiro ano da Faculdade de Medicina da USP.

Semear Matching SP

Encontro de jovens-semente realizado em São Paulo

Start typing and press Enter to search

Semear