O Instituto Semear

Para todos os jovens, o vestibular é um momento de tensão que pode definir o futuro. Para jovens de baixa renda essa tensão é ainda maior, pois têm consciência de que a precariedade do ensino que tiveram os coloca em condição desigual nessa competição. Muitos desses jovens, com a ajuda de cursinhos gratuitos, conseguem transpor essa barreira e ingressar nas melhores universidades do país. Mas o que seria motivo de comemoração acaba se tornando um problema, porque, na maior parte dos casos, significa mudar de cidade e ter, além de todas as novidades, novos gastos. E esses jovens que tanto se esforçam para chegar à universidade podem ver seus sonhos acabarem precocemente por não terem condições de se manter na universidade.

De olho nesse cenário, em 2010, um grupo de pessoas ansiosas por mudar essa situação fundou o Instituto Semear para apoiar jovens de baixa renda que ingressam nas universidades. O apoio está fundamentado nos três pilares do Instituto: apoio financeiro por meio de uma Bolsa de Estudo, orientação ao Jovem-Semente por meio de um Programa de Mentoria e acesso à Rede de Contatos do Instituto, que reúne desde jovens na mesma situação a profissionais de sucesso em diversas áreas.
Em 5 anos de operação, o Instituto Semear já atendeu mais de 200 Jovens-Semente, mantendo um índice de evasão menor que 2% entre os jovens atendidos.

MISSÃO

Desenvolver e conectar, por meio do incentivo à educação, líderes comprometidos com os desafios sociais e que atuem como agentes multiplicadores para um Brasil melhor e mais justo.

VISÃO

Tornar-se modelo de instituição que apoia e insere universitários financeiramente vulneráveis para atuarem em prol de um país melhor e mais justo.

Valores

Energia Jovem

pessoas inspiradas por propósitos nobres possuem uma capacidade incomparável de transformação.

Comunidade

inspirar e apoiar pessoas para se tornarem agentes transformadores da comunidade onde vivem. Educação como instrumento de desenvolvimento econômico e social: crença no poder transformador da educação como enfrentamento dos problemas sociais do país. O Instituto Semear acredita nas redes virtuosas formadas pela energia jovem que tem a educação como principal instrumento

Disciplina Consciente

um país melhor e mais justo deve ser embebido de ética e integridade. A consciência da honestidade de todos constrói relações de confiança sólidas e produtivas.

Efeito Multiplicador

o agente multiplicador é peça fundamental para o desenvolvimento de novos sistemas virtuosos. Inspirar jovens a propagar os valores da iniciativa é um dos fundamentos do Instituto Semear.

Atitude Empreendedora

o tamanho da conquista depende do tamanho dos sonhos. Sonhar grande, começar pequeno e andar rápido para criar mudanças sociais positivas.

Educação como Instrumento

crença no poder transformador da educação como forma de enfrentar os problemas sociais do país. O Instituto Semear acredita nas redes virtuosas que têm a educação como instrumento fundamental.

PILARES

Confira os Pilares para cumprir os objetivos idealizados na cultura do Instituto Semear.

BOLSA DE ESTUDOS
A fim de evitar que jovens talentosos tenham sua vida acadêmica interrompida por falta de recursos financeiros, o Instituto Semear oferece uma bolsa-auxílio para bancar despesas com material didático, alimentação, transporte, etc. O objetivo é que o Jovem-Semente consiga focar no seu desenvolvimento acadêmico, sem tanta preocupação com a questão financeira.

ilustr006

A bolsa é paga durante o primeiro ano do curso. A ideia é que, a partir do segundo ano, o jovem busque outras fontes de renda, como estágios, bolsas de pesquisa e monitoria. Entretanto, é possível que os Jovens-Semente continuem recebendo uma bolsa (de valor inferior ao inicial) no segundo e até no terceiro ano da faculdade. Para isso, eles devem participar do PESS (Programa de Empreendedorismo Social Sustentável), uma iniciativa do Instituto Semear que visa capacitá-los para o envolvimento com ONGs e projetos sociais localizados na região onde estudam. Essa é uma forma de continuar auxiliando esses agentes multiplicadores, além de difundir uma série de valores do Semear pelo Brasil afora.

PROGRAMA DE MENTORIA

Cada Jovem-Semente conta com um mentor — profissional experiente e comprometido com a missão e os valores do Instituto Semear —, que oferece suporte acadêmico, pessoal e social durante sua trajetória universitária.ilustr016

O mentor participa de constantes reuniões do Instituto Semear para avaliar sua atuação, definir qual a melhor forma de ajudar seu Jovem-Semente e compartilhar suas experiências, de forma a ajudar também outros mentores em suas atuações. A mentoria dura todo o período da faculdade e os laços que se formam costumam durar por ainda mais tempo.

REDE DE CONTATOS

ilustr004

Os Jovens-Semente participam de treinamentos e encontros, nos quais podem se conectar entre si e com profissionais de diferentes áreas, o que poderá proporcionar grandes oportunidades ao longo da graduação e mesmo após seu término.
O Instituto Semear também disponibiliza toda a sua rede de contatos (inclusive a dos mentores) para a identificação de possíveis oportunidades no mercado de trabalho para os jovens.

Start typing and press Enter to search